
Enviou-me ontem, o meu amigo Duarte Almeida, (como todos vós podereis ver na "caixa" verde das mensagens rápidas) uma pequena mensagem para ir ao site da TVR e poder vê-los na Televisão Suiça.
Após algumas pesquisas lá consegui vê-los e também ouvi-los.
Para quem vive e trabalha na Engadina (Alta), talvez mais familiarizado com a língua "Rumantscha", poderá ver e ouvir os nosso conterrâneo Maximino Almeida e o seu filho Samuel e perceber o quão bem estão integrados no dia-a-dia da sociedade suiça, neste caso na pacata povoação de Pontresina. A segunda pátria, como refere o Maximino.

Segundo diz esta bela apresentadora da TVR, (e se bem percebi), um quarto da população de Pontresina é oriunda de Portugal e tudo fazem para se integrarem na comunidade, inclusivamente irem à escola (os filhos em idade escolar, acho eu) e aprender também o "Rumantsche".
Alegra-me saber que os portugueses são, pelos suiços, admirados pelos seu trabalho, pela sua dedicação, pelos seus valores morais e sociais, pelas suas tradições que não querem deixar perder e por isso as transmitem aos seus filhos, como é o exemplo das nossas cantigas populares e, acima de tudo, os portugueses são, pelos suiços, respeitados.
Resta-me dar os parabéns a todos os emigrantes (principalmente os de Engadina), na pessoa do Maximino, que tão bem sabem dar a conhecer ao mundo helvético os nossos costumes e tradições nas simples mas melodiosas cantigas regionais, tradicionais e muito, muito populares.
Deixo também os links para que possais VER AQUI e OUVIR AQUI o que foi registado para a TVR.