domingo, 1 de fevereiro de 2009

A (Nova) Barbearia Costa

Não sendo o meu objectivo fazer publicidade a qualquer entidade privada, porque não é esse o propósito deste Blogue, não posso, no entanto, deixar de fazer referência a esta mais-valia da Freguesia de Dalvares e tentar, em breves palavras e algumas fotos, retratar a evolução histórica desta "Nova Barbearia Costa", na pessoa do senhor Costa.


Então cá vai:

Foi no mês de Dezembro de 1964 que a Barbearia (Costa) deu início à sua actividade no lugar da Corujeira, como muitos ainda se recordarão ou terão ouvido falar.


Dessa altura, tem o senhor Manuel da Costa, guardados religiosamente, a sua primeira cadeira e todos os instrumentos de trabalho, que expõe para que todos os possam ver e recordar, na sua actual barbearia.

Embarca para a Guiné em Julho de 1968, faz parte da B.2852.C.C.C.S. e integra a equipa de enfermagem na qualidade de maqueiro no Posto de Socorros em BAMBADINCA, local onde granjeia a estima e reconhecimento dos nativos. Simultâneamente exerce a actividade de Barbeiro.
As fotos são disso bem exemplificativas.Quem conhece o senhor Manuel da Costa, decerto já terá ouvido falar, com a emoção que o caracteriza, dos bons amigos que conheceu no Ultramar, como é o caso do saudoso Dr. David Payne, já falecido - sentida homenagem à sua família - que recorda e salienta as suas qualidades humanas. Lembra, igualmente, o Furriel Nunes e o 1º cabo Marques, não esquecendo, também, o 1º cabo analista P. Nunes, o maqueiro Adão, o Ferreira, o Céssio, o Pinto...
Regressa à Metrópole em Junho de 1970.

Muito embora o senhor Costa nunca tenha exercido a "Arte" a tempo inteiro, mas apenas nas horas vagas por causa da sua ainda actual profissão de motorista, não quis que os seus clientes deixassem de ter o conforto merecido quando querem cortar o cabelo ou fazer a barba.
Foi então que em 1995, era construída a então designada "Nova Barbearia Costa".

Não seria correcto falar na Barbearia sem mencionar o nome e a pessoa do senhor João da Costa (Cabral) como era conhecido, que não deixava passar ninguém na estrada, conhecidos ou não, sem que os chamasse para beberem um copo com ele.
São conhecidos também os "Vivas" que o senhor João dava às várias entidades públicas de renome nacional, sempre que estas visitavam a nossa Freguesia.

Como os bons e velhos costumes não devem ser quebrados ou esquecidos, a porta da adega está sempre entreaberta para que os clientes (e amigos), sempre que queiram, possam beber o seu copito e depois irem para as suas casas com o cabelo já cortado e, como diz o senhor Manuel com o seu modo brincalhão: "-levas quinze dias de garantia".





Podem ver a Página Web da Nova Barbearia Costa já actualizada clicando AQUI


Entrevista ao "Porto Canal"

9 comentários:

Anónimo disse...

Tudo que foi dito corresponde a verdade mas é de salientar, como exemplo a seguir o facto de este barbeiro exercer tambem esta actividade a todos os doentes e acamados, deslocando-se às casas.
De realçar o facto de exercer estas funções em part-time, porque é motorista da E.A.V.T.-Joalto, o que lhe proporcionou conhecer a Europa. Quem visita a Barbearia Costa volta sempre, porque para além do excelente vinho, este Barbeiro proporciona momentos agradáveis contando as suas anedotas porque foi uma herança que ele quer guardar a sete-chaves, transmitida pelo seu pai João da Costa também conhecido por "Toca-o-Pau".

Anónimo disse...

Gostei imenso de tudo aquilo que li. Bem, o senhor Manel já nos atura há tantos anos que as vezes me pergunto como ele consegue ter tanta paciencia para nós. É realmente uma das melhores pessoas que já conheci, um grade amigo, um grande senhor, sempre com as suas piadas e disposto a ajudar os outros. Penso que todos, e falando especialmente por mim, vamos sentir saudades do senhor Manel quando ele deixar de exercer a sua funçao de motorista. Apesar de tudo iremos sempre recordar este grande amigo que ficou para toda a vida!
Com as maiores felicidades dos seus "alunos":
Soraia e Samuel

Anónimo disse...

O meu pai sempre falou do Costa com grande amizade. Para mim e para os meus irmãos o Costa era o senhor, sempre bem disposto, que aparecia num autocarro de turismo e nos deixava suculentas maçãs e deliciosos enchidos da sua terra. A amizade que os unia foi-nos transmitida e ainda hoje permanece.Fico muito feliz com esta pequena homenagem a um grande senhor.

Anónimo disse...

Estamos aqui no Brasil, vendo a sua barbearia com o Eduardo e a sua filha Aurelina, adoramos ver você aqui do outro lado do oceano,saudades Maria e família.

Unknown disse...

Fiquei muito feliz de poder ver as fotos e as histórias de Dalvares, terra da minha mãe, e em especial poder encontrar a barbearia do Senhor Manuel Costa, um parente e amigo querido que me recebeu nessa terra maravilhosa. Parabéns Senhor Costa!! E, aliás, soube que na sua barbearia corta-se o cabelo e ao fim toma-se o vinho. Já estou deixando meu cabelo crescer para ir cortá-lo aí. Um grande abraço! José Antonio – Rio de Janeiro, Brasil.

HUGO disse...

Barbearia Costa a melhor barbearia do mundo. Apareçam é mesmo a melhor barbearia.

maria neves disse...

Olá Manuel! Hoje fazem 53 anos que cheguei ao Brasil e tive a oportunidade de ver você na internet,pena que naquele tempo não tinhamos isto, gostei muito de te ver abraços com saudade Maria Neves

Mariana Costa Almeida disse...

O meu avô é muito meu amigo,e dá dinheiro mesmo quando não se pede.
E promete tudo o que diz.
ele deu-me muitas coisas como por exemplo: a bicicleta,a nintendo ds...
Eu gosto muito de ti.

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=hB-PSXh7MMY