domingo, 10 de janeiro de 2010

Cantares das Janeiras

Estava frio! Estava mesmo muito frio! Tanto frio que até nevou, e bem, no dia seguinte. Nem o calor da fogueira que havia no exterior convidava a estar perto dela.

E foi mesmo por causa do frio que os Cantares das Janeiras se realizaram este sábado, dia 9, na Sede da Associação Flor do Sabugueiro em vez do Largo da Casa Grande (Eirô), como já aconteceu em anos passados.


Este ano a Associação convidou o grupo de cantares do Rancho Folclórico de Arcozelo da Torre (Moimenta da Beira) e o grupo de cantares do Rancho Folclórico Cantarinhas Triana (Rio Tinto) para que, juntamente com o nosso, cantassem as Janeiras com as suas melodiosas cantigas.
As letras das cantigas não eram muito diferentes das que todos já conhecemos: "...deita cá um salpicão" "...deita cá um copo de vinho" ... deita cá isto, deita cá aquilo...



Os senhores da Casa (Miguel e Anália) lá iam recebendo os "pedidos" e ouvindo as saudações dos cantadores e não deixavam que nenhum deles passasse fome ou sede.


Só foi pena que o povo de Dalvares não comparecesse em maior número (talvez por causa do frio), para poderem ver e ouvir todas aquelas bonitas cantigas que a todos alegrou o coração.

Daqui a dois anos haverá mais.

Como não quero que ninguém tivesse faltado aos Cantares das Janeiras por estar ausente da nossa Terra, aqui ficam os links para que possais ver e ouvir alguns excertos das cantigas.

Grupo de Cantares de Arcozelo da Torre

Grupo de Cantares de Rio Tinto

Grupo de Cantares Dalvares - Parte 1 - Parte 2

1 comentário:

Unknown disse...

Obrigado Lino pelo trabalho que tens feito.
Dar a conhecer a nossa terra é algo de importante para todos nós e essencialmente para os nossos emigrantes.
Gostei de ter trabalhado contigo na Flor do sabugueiro e reconheço-te estes dons.
Tens uma dose enorme de voluntariado e disponibilidade para servir. Bem Hajas. Admiro-te
DJOAO