Foi no Domingo, dia 25 de Julho, durante a celebração da Eucarista, que a menina MAÍSA CRUZ VINGADAS recebeu o Sacramento do Baptismo, para que se pudesse iniciar na vida cristã.
Segunda filha do Vitor Vingadas e de Sandra Cruz Vingadas, a menina Maísa é neta paterna do sr. Abel e da D. Maria Arminda e neta materna do sr. Anacleto Cruz e da D. Maria José Cunha, moradores em Cimbres.
Com a missão de assistir na iniciação cristã, foram padrinhos da Maísa, o tio Franco e a jovem Cristiana Patricia que, conjuntamente com seus pais, prometeram fielmente cumprir as obrigações que lhes são inerentes.
Que a recém baptizada, no seio da sua família, seja portadora da Graça de Deus.
Foi a 24 de Julho, durante a bonita cerimónia do casamento de seus pais, um jovem e simpático casal a morar, desde algum tempo a esta parte, na nossa freguesia, que a menina BÁRBARA FERREIRA TEIXEIRA foi levada ao Altar do Senhor, para que o Rev.mo Padre Ramos lhe ministrasse o Sacramento do Baptismo. Filha de Adelino Teixeira e de Ângela Ferreira, a menina Bárbara faz, desde esse dia, parte integrante da nossa Comunidade Cristã.
Foto gentilmente oferecida pela FOTO IDEAL - Tarouca
Os seus padrinhos que testemunharam este Sacramento, foram o senhor Carlos Martins e a D. Maria Emília Ferreira.
À menina Bárbara e ao jovem Casal de Noivos, em nome da Comunidade Cristã da nossa Paróquia, desejo as maiores felicidades e votos de muita saúde e prosperidade por Terras de Dalvares.
O Grupo Coral (alguns elementos) da Paróquia de Dalvares, em conjunto com mais elementos de outros Grupos Corais das Paróquias do Rev.mo Padre Ramos, foi a Fátima.
Após várias semanas de ensaio, sob a orientação de Agostinho Oliveira, o Grupo Coral estava preparado para cumprir a sua missão: animar a celebração eucarística em Fátima.
Para uma melhor informação aqui deixo o texto elaborado pelo nosso maestro, que também será publicado em outros órgãos de comunicação social local.
"Decorreu em Fátima, durante os dias 17 e 18 de Julho, a Peregrinação Nacional do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF).
Das inúmeras acções constantes deste evento religioso, distribuídas pelas dioceses portuguesas, sobressai naturalmente a missa nocturna (23H) que foi realizada na Igreja da Santíssima Trindade. Este ano a animação desta missa recaiu sobre a Diocese de Lamego.
Para o efeito, formou-se um Grupo Coral, com elementos das três freguesias onde este Movimento da Mensagem de Fátima está implantado, a saber: Ucanha, Mondim da Beira e Dalvares, a quem se juntou algumas pessoas de Eira-Queimada e de Salzedas (a Márcia na flauta transversal). Este Grupo Coral, ficou incumbido de cantar a missa.
Foi com sentido de responsabilidade e com enorme orgulho que este Grupo Coral entoou os cânticos litúrgicos para uma assembleia de milhares de fiéis, onde a viola do Dinis, a Flauta de Bisel do Eduardo, a flauta transversal da Márcia e finalmente a Gorete no Órgão, transmitiram mais vivacidade e alegria a todos os presentes nesta cerimónia.
No final desta jornada, o sentimento de dever cumprido e de felicidade estavam estampados nos rostos dos participantes e, diga-se sinceramente, que o Grupo deu bem conta do recado, sendo o seu valor reconhecido por todos quantos tiveram oportunidade de participar nesta missa, nomeadamente pelo senhor Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho, que a presidiu e pelos seus acompanhantes, dos quais constavam altos representantes nacionais deste Movimento religioso.
Pela dedicação, pela disponibilidade, pela disciplina e empenho nos rigorosos ensaios e sobretudo pela enorme e generosa vontade de servir, uma palavra de regozijo e de brio pela representação a nível nacionaldeste Grupo Coral formado com pessoas do concelho de Tarouca. Porque de Tarouca também há notícias de pessoas com mérito e competência."
Foi no passado fim-de-semana de 26 e 27 de Junho, que o Grupo de Cantares Tradicionais do Instituto Superior Técnico de Lisboa esteve entre nós. Pernoitaram no Salão Paroquial de Sábado para Domingo.
Participaram na Eucaristia Dominical e abrilhantaram a Missa com alguns cânticos litúrgicos, vestidos com os trajes tradicionais que utilizam nas suas actuações públicas.
Não quiseram deixar a nossa freguesia sem presentearem a Comunidade Cristã com um bela pintura em azulejos, da imagem de Santo António e o Menino.
No final da Eucaristia, no Adro da Igreja, cantaram alguns temas de música popular do seu bonito e vasto repertório para a toda a Comunidade.
Assistam aqui a um pequeno vídeo com a actuação deste Grupo de Cantares no Adro da Igreja :