A Freguesia de Dalvares participou na Marcha Encantada, organizada pelo Município de Tarouca, no passado sábado, dia 25 de Setembro, representada pelo Rancho Folclórico da Associação Flor do Sabugueiro.
Trajados a rigor, os nossos conterrâneos, desfilaram pelas principais ruas e avenidas da Cidade, mostrando a todos os que assistiam à Marcha, os usos e costumes mais característicos dos nossos antepassados.
Parabéns a todos os participantes neste evento lúdico (e sócio-cultural) que, mais uma vez, souberam representar, com muita dignidade, esta nossa Freguesia.
Enviou-me ontem, o meu amigo Duarte Almeida, (como todos vós podereis ver na "caixa" verde das mensagens rápidas) uma pequena mensagem para ir ao site da TVR e poder vê-los na Televisão Suiça.
Após algumas pesquisas lá consegui vê-los e também ouvi-los.
Para quem vive e trabalha na Engadina (Alta), talvez mais familiarizado com a língua "Rumantscha", poderá ver e ouvir os nosso conterrâneo Maximino Almeida e o seu filho Samuel e perceber o quão bem estão integrados no dia-a-dia da sociedade suiça, neste caso na pacata povoação de Pontresina. A segunda pátria, como refere o Maximino.
Segundo diz esta bela apresentadora da TVR, (e se bem percebi), um quarto da população de Pontresina é oriunda de Portugal e tudo fazem para se integrarem na comunidade, inclusivamente irem à escola (os filhos em idade escolar, acho eu) e aprender também o "Rumantsche".
Alegra-me saber que os portugueses são, pelos suiços, admirados pelos seu trabalho, pela sua dedicação, pelos seus valores morais e sociais, pelas suas tradições que não querem deixar perder e por isso as transmitem aos seus filhos, como é o exemplo das nossas cantigas populares e, acima de tudo, os portugueses são, pelos suiços, respeitados.
Resta-me dar os parabéns a todos os emigrantes (principalmente os de Engadina), na pessoa do Maximino, que tão bem sabem dar a conhecer ao mundo helvético os nossos costumes e tradições nas simples mas melodiosas cantigas regionais, tradicionais e muito, muito populares.
Deixo também os links para que possais VER AQUI e OUVIR AQUIo que foi registado para a TVR.
Como já vem sido habitual, decorreu este Sábado dia 28 de Agosto, mais um Festival Internacional de Folclore com a presença e participação do nosso Rancho Folclórico e mais três Grupos convidados.
Participaram, pela ordem de actuação, o Rancho Folclórico da Flor do Sabugueiro, anfitrião do evento; o Grupo Identidad Taller de Danzas - Peru; o Rancho Folclórico Flores da Beira - Porto Salvo e o Grupo Ansambul de Dansuri Trei Scaune - Roménia.
Todos os presentes puderam assistir a um belo espectáculo de diferentes culturas, que os vários Ranchos/Grupos de Danças e Cantares exibiram no palco da Eira da Casa do Paço, o cenário novamente escolhido para esta mostra folclórica.
O Grupo Romeno permaneceu em Dalvares alguns dias, pernoitando em casa dos vários elementos que fazem parte da Associação, segundo ouvi dizer, fazendo algumas actuações nos concelhos vizinhos.
Parabéns à Associação Flor do Sabugueiro pela organização de mais este evento cultural e a todos quantos apoiaram, de uma forma ou de outra, o referido evento.
Vejam os vídeos da actuação dos Ranchos/Grupos, clicando abaixo.
Mas uma vez, neste mês de Agosto, a Eucaristia Dominical do dia 15 foi presenteada com uma nova cerimónia de Baptismo. Desta vez foi o menino RAFAEL LEITÃO PINTO, filho do nosso conterrâneo por adopção, Joaquim Sousa Pinto e de Lúcia Soares Leitão, a viver e a trabalhar na Suíça.
O Rafael é neto dos senhor Filipe Pinto e de D. ZulmiraSousa, por parte do pai e do senhor Manuel Leitão e de D. Emília Soares, por parte da mãe.
Os seus padrinhos são: Fernando Funina e Teresa Pinto Funina.
Felicidades ao Rafael, seus pais e padrinhos nesta nova etapa das suas vidas.
Foi também no passado dia 8 de Agosto, durante a Celebração Eucarística, que a menina MARIA CONSTANÇA DE ALBUQUERQUE JOAQUIM recebeu o sacramento do baptismo.
Os pais da Constança são os jovens, Cristiano Joaquim e Maria Piedade Albuquerque Joaquim.
Os avós de Eira Queimada são o sr. Anselmo Joaquim e a D. Laurinda de Jesus Joaquim e os avós de Dalvares são (o já falecido) Afonso de Albuquerque e a D. Maria Judite Correia Albuquerque.
Os pais da Constança escolheram para padrinho, Tiago Filipe Ferreira e para madrinha, Catarina Irene de Albuquerque Carvalho.
Que esta nova Filha de Deus pelo Baptismo, com a ajuda de seus pais e padrinhos, seja portadora da Fé em Cristo.
Aconteceu, no passado dia 8 de Agosto, na Igreja paroquial de Dalvares, a cerimónia do Baptizado da menina ANALISA LOURENÇO CARDOSO.
Filha de Eduardo Lourenço e de Mara Lúcia Melo Cardoso, nossa conterrânea e a residirem na Suiça, a Analisa é neta paterna de António Lourenço e de D. Ângela Ferreira. Os seus avós maternos são o sr. António Cardoso e a D. Maria Olinda do Carmo Melo.
Os seus padrinhos são: Luís António Costa e Carla Alexandra Lourenço.
À menina Analisa, a seus pais e padrinhos, desejo as maiores felicidades.
A exemplo da Comissão de Festas de 2009, também a Comissão de Festas do Divino Espírito Santo cessante, proporcionou a toda a comunidade local, um convívio com animação cultural e recreativa e o porco no espeto, para ajudar a recompor o estômago.
Por esse motivo, na tarde de Domingo do dia primeiro de Agosto, toda a população da freguesia se juntou no Largo do Eirô, para o referido convívio. De salientar a presença de muitos emigrantes que ajudaram a animar esta festa.
Enquanto decorriam os últimos preparativos para que nada faltasse aos convivas - e nada faltou -, as nossas já conhecidas "Marias Malucas" (ver vídeo) interagiam com os convidados e davam um "ar da sua graça".
Parabéns à Comissão de Festas cessante de 2010 pela iniciativa e que a nova Comissão de Festas, consiga os êxitos que almeja para o próximo ano de 2011.
Era Domingo, o 1.º dia de Agosto, quando a JULIANA CORREIA DA CUNHA recebeu o Baptismo.
A menina Juliana é filha de António Ricardo Cunha e da nossa conterrânea Anabela dos Santos Correia da Cunha, a trabalhar e a residirem na Suiça.
Os seus avós paternos são: António Cunha e D. Maria Neiva Cunha. Os seus avós maternos e moradores em Dalvares são: Arlindo Correia e D. Ana Guilhermina Correia.
Os padrinhos da menina Juliana são: Stefano Sousa e D. Micaela Cunha.
Em nome da Comunidade Cristã de Dalvares, desejo à Juliana e seus pais as maiores felicidades.
Foi no Domingo, dia 25 de Julho, durante a celebração da Eucarista, que a menina MAÍSA CRUZ VINGADAS recebeu o Sacramento do Baptismo, para que se pudesse iniciar na vida cristã.
Segunda filha do Vitor Vingadas e de Sandra Cruz Vingadas, a menina Maísa é neta paterna do sr. Abel e da D. Maria Arminda e neta materna do sr. Anacleto Cruz e da D. Maria José Cunha, moradores em Cimbres.
Com a missão de assistir na iniciação cristã, foram padrinhos da Maísa, o tio Franco e a jovem Cristiana Patricia que, conjuntamente com seus pais, prometeram fielmente cumprir as obrigações que lhes são inerentes.
Que a recém baptizada, no seio da sua família, seja portadora da Graça de Deus.
Foi a 24 de Julho, durante a bonita cerimónia do casamento de seus pais, um jovem e simpático casal a morar, desde algum tempo a esta parte, na nossa freguesia, que a menina BÁRBARA FERREIRA TEIXEIRA foi levada ao Altar do Senhor, para que o Rev.mo Padre Ramos lhe ministrasse o Sacramento do Baptismo. Filha de Adelino Teixeira e de Ângela Ferreira, a menina Bárbara faz, desde esse dia, parte integrante da nossa Comunidade Cristã.
Foto gentilmente oferecida pela FOTO IDEAL - Tarouca
Os seus padrinhos que testemunharam este Sacramento, foram o senhor Carlos Martins e a D. Maria Emília Ferreira.
À menina Bárbara e ao jovem Casal de Noivos, em nome da Comunidade Cristã da nossa Paróquia, desejo as maiores felicidades e votos de muita saúde e prosperidade por Terras de Dalvares.
O Grupo Coral (alguns elementos) da Paróquia de Dalvares, em conjunto com mais elementos de outros Grupos Corais das Paróquias do Rev.mo Padre Ramos, foi a Fátima.
Após várias semanas de ensaio, sob a orientação de Agostinho Oliveira, o Grupo Coral estava preparado para cumprir a sua missão: animar a celebração eucarística em Fátima.
Para uma melhor informação aqui deixo o texto elaborado pelo nosso maestro, que também será publicado em outros órgãos de comunicação social local.
"Decorreu em Fátima, durante os dias 17 e 18 de Julho, a Peregrinação Nacional do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF).
Das inúmeras acções constantes deste evento religioso, distribuídas pelas dioceses portuguesas, sobressai naturalmente a missa nocturna (23H) que foi realizada na Igreja da Santíssima Trindade. Este ano a animação desta missa recaiu sobre a Diocese de Lamego.
Para o efeito, formou-se um Grupo Coral, com elementos das três freguesias onde este Movimento da Mensagem de Fátima está implantado, a saber: Ucanha, Mondim da Beira e Dalvares, a quem se juntou algumas pessoas de Eira-Queimada e de Salzedas (a Márcia na flauta transversal). Este Grupo Coral, ficou incumbido de cantar a missa.
Foi com sentido de responsabilidade e com enorme orgulho que este Grupo Coral entoou os cânticos litúrgicos para uma assembleia de milhares de fiéis, onde a viola do Dinis, a Flauta de Bisel do Eduardo, a flauta transversal da Márcia e finalmente a Gorete no Órgão, transmitiram mais vivacidade e alegria a todos os presentes nesta cerimónia.
No final desta jornada, o sentimento de dever cumprido e de felicidade estavam estampados nos rostos dos participantes e, diga-se sinceramente, que o Grupo deu bem conta do recado, sendo o seu valor reconhecido por todos quantos tiveram oportunidade de participar nesta missa, nomeadamente pelo senhor Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho, que a presidiu e pelos seus acompanhantes, dos quais constavam altos representantes nacionais deste Movimento religioso.
Pela dedicação, pela disponibilidade, pela disciplina e empenho nos rigorosos ensaios e sobretudo pela enorme e generosa vontade de servir, uma palavra de regozijo e de brio pela representação a nível nacionaldeste Grupo Coral formado com pessoas do concelho de Tarouca. Porque de Tarouca também há notícias de pessoas com mérito e competência."
Foi no passado fim-de-semana de 26 e 27 de Junho, que o Grupo de Cantares Tradicionais do Instituto Superior Técnico de Lisboa esteve entre nós. Pernoitaram no Salão Paroquial de Sábado para Domingo.
Participaram na Eucaristia Dominical e abrilhantaram a Missa com alguns cânticos litúrgicos, vestidos com os trajes tradicionais que utilizam nas suas actuações públicas.
Não quiseram deixar a nossa freguesia sem presentearem a Comunidade Cristã com um bela pintura em azulejos, da imagem de Santo António e o Menino.
No final da Eucaristia, no Adro da Igreja, cantaram alguns temas de música popular do seu bonito e vasto repertório para a toda a Comunidade.
Assistam aqui a um pequeno vídeo com a actuação deste Grupo de Cantares no Adro da Igreja :
Decorreu este Domingo, dia 27 de Junho, na Igreja Paroquial de Dalvares, durante a Eucaristia Dominical, o Baptismo da menina Andrea Olarte Albuquerque. A Andrea é filha da nossa estimada conterrânea Maria Judite Correia Albuquerque Olarte e de Carlos Samir Olarte Rios, de origem colombiana. A Andrea é neta do senhor Afonso Albuquerque (infelizmente já falecido) de da D. Maria Judite Correia Albuquerque, oriundos desta freguesia. Os seus avós sul-americanos são o senhor Adelfo Antonio Olarte e a senhora Angela Rios.
Os seus pais, emigrantes na Suiça, aproveitaram a sua estadia na nossa aldeia, para apresentar a sua filha à comunidade dos filhos de Deus pela fé no baptismo. Como testemunha principal deste acto de fé cristã, a tia da menina Andrea, Maria Isabel Correia de Albuquerque foi a sua Madrinha. O tio Afonso foi o fotógrafo de serviço, que registou toda a cerimónia para recordação futura.
Que a menina Andrea, no seio da sua família, saiba crescer na Graça de Deus, pela fé.
Como vem sendo habitual, a 1.ª Comunhão das crianças que frequentaram o 2.º ano da Catequese na Paróquia de Dalvares, é realizada no dia de Corpo de Deus. (Este ano 3 de Junho).
Como é Dia Santo e há a Procissão com o Santíssimo Sacramento, as ruas são sempre enfeitadas com pétalas de rosas e de outras flores, formando um belo tapete multicor. Parabéns às senhoras que dedicam parte da manhã para embelezarem e darem mais "brilho" à solene Procissão.
A Eucaristia presidida pelo Rev.mo Padre Ramos iria ser de Festa. Pela primeira vez as quatro crianças que este ano foram preparadas para a 1.ª Comunhão pelas mãos da sua Catequista, a jovem Melissa, iriam comungar a Hóstia Consagrada que representa o Corpo de Cristo.
Fotografia gentilmente cedida pela Foto Ideal - Tarouca
O Guilherme, a Beatriz, o Dário e a Dina Paula, receberam pela primeira vez o Corpo e Sangue de Cristo, sob a forma de pão e vinho. Foi, de certeza para todos eles, um momento muito especial.
Faço votos para eles não esqueçam este dia em que foram o centro das atenções e que mantenham Jesus nos seus corações e que, ao logo das suas caminhadas na Fé, tenham muitos dias especiais como este.
Parabéns à sua catequista, aos pais e familiares bem como a todos os que de alguma forma fizeram parte deste Acto de Fé.
Com o recinto da Casa do Paço repleto de gente, abrigada o melhor que podiam do sol quente que se fazia notar na tarde de Domingo, dia 16 de Maio, as actividades culturais e recreativas tiveram início pelas 15 horas e tal.
O ressurgido Grupo de Bombos de Arguedeira deu um ar da sua graça a todos os presentes, antes dos Grupos e Cantores convidados subirem ao palco.
Seguidamente, e de acordo com o Programa, actuaram os seguintes grupos e cancenotistas:
Para finalizar a festa, o Grupo de Baile ARTEMUSIC de Tarouca, animou a noite com as suas músicas e canções, para que todos pudessem bailar e aquecer os pés. Para o ano haverá mais.
As festividades do Sabugueiro em Flor/2010 tiveram, na sexta-feira dia 14 de Maio, a presença da Banda Time - Viseu, que animou o Baile dedicado à juventude e ao emigrante. Estava fresquito mas o recinto da eira da Casa do Paço estava repleto.
FESTIVAL DE FOLCLORE
Como já vem sendo habitual, também este ano o Festival de Folclore teve como cenário a Casa do Paço de Dalvares.
Os Ranchos participantes, após a Recepção nos Paços do Concelho e do Jantar na Sede da associação, foram ao palco para receberem das Entidades algumas lembranças, para recordarem a passagem pela nossa Terra e a sua participação neste evento. Do Douro ao Algarve, os Ranchos Folclóricos presentearam todos os que assistiram ao festival, com as suas danças e cantares. Trajados a rigor, os elementos dos Ranchos Folclóricos, davam um colorido ainda mais bonito a todas as danças que executavam.
Da vizinha Espanha, mais precisamente da Ilha de Menorca, esteve também presente um Grupo de Danças que marcou o ritmo da suas músicas com o toque bem característico das castanholas.
Parabéns a todos!
Para poderem ver e ouvir alguns excertos das danças e cantares que os Ranchos trouxeram até Dalvares, aqui deixo os links dos vídeos pela ordem de actuação.
Integrado na festa do "Sabugueiro em Flor/2010", a Associação Flor do Sabugueiro levou a cabo um novo evento "cultural" - A Cagadela do Porco. Esta iniciativa decorreu no passado Domingo dia 9 de Maio, no recinto do Polidesportivo. O espaço do recinto estava cuidadosamente dividido, bem delineado, marcado e rigorosamente numerado.
A apresentação desta efeméride contou com a participação do Toninho e a explicação das regras da cocózada do porco estiveram a cargo Paulo Jorge.
Para passarem uma tarde diferente (ou apenas por mera curiosidade uma vez que era a primeira vez que esta actividade era feita), a população de Dalvares não se fez rogada e compareceu em grande número. Alguns elementos da tocata do Rancho Folclórico animavam os presentes, com o rufar do bombo e o toque das concertinas.
O porco chegou! Foi introduzido no recinto. Agora só faltava ele cagar para a festa ficar ainda mais animada.
O tempo ia passando! O porco ora passeava pelos quadrados numerados, ora parava aqui ou ali (talvez para ler os algarismos) e era logo incentivado pelos espectadores a defecar. Mas nada...
Talvez mais cansado que a assistência, o porco não quis brindar quem o seguia com o olhar pelo recinto e teimou... e não cagou. Resolveu então deitar-se a descansar.
Por fim, pelas 17H30, foi realizado o sorteio do porco. Segundo me disseram, a feliz contemplada foi a Suzy. Parabéns à Associação pela iniciativa e à vencedora por ter levado consigo o porco.
Aqui deixo também o filme para que todos possam ver o sucedido. Como não pude estar presente por motivos profissionais, foi o meu filhote Daniel que filmou e me fez o relato dos acontecimentos.